Pavimento Intertravado de Concreto Reforçado com Fibras de Vidro
- Viviane Visnardi Vaz
- 19 de jan. de 2015
- 1 min de leitura
Viviane Visnardi Vaz
Limeira
2015

O concreto possui propriedades estruturais desejáveis como a resistência à compressão elevada, a rigidez e a durabilidade, mas, ao mesmo tempo, apresenta algumas limitações, como a baixa capacidade de deformação e a rápida propagação de fissuras quando submetido a esforços de tração.
A utilização de fibras como material de reforço é uma alternativa para minimizar as limitações deste material. O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento mecânico do Concreto Reforçado com Fibras de Vidro (CRFV) e verificar a viabilidade da aplicação do CRFV em peças de pavimento intertravado.
A escolha do traço foi feita levando-se em consideração a norma brasileira que estabelece para pavimentos com tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha resistência característica à compressão mínima de 35 MPa e para pavimentos com tráfego de veículos especiais e solicitações capazes de produzir efeitos de abrasão acentuados resistência característica à compressão mínima de 50 MPa.
A análise dos resultados obtidos permite concluir que a adição de fibras ao concreto proporciona aumento na resistência à tração na flexão e a resistência residual pós-fissuração aumenta com o teor crescente de fibras de vidro na mistura. Verificou-se também um aumento na resistência à compressão das peças de pavimento intertravado moldadas com o concreto reforçado com fibra de vidro possibilitando a aplicação deste traço em pavimentos com tráfego de veículos especiais, de acordo com os limites estabelecidos pela norma brasileira.
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